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Você sabia? Existem diferentes tipos de marketing que o médico pode aplicar

Assim como numa consulta médica, há vários tratamentos diferentes para cada patologia específica, no marketing digital, também. Existem diversas técnicas de marketing que você pode aplicar para ajudar o seu consultório ou a sua clínica a crescer.
Vamos ver a diferença entre as estratégias de marketing de conteúdo, marketing pessoal, marketing de relacionamento e marketing direto.

 

Marketing de Conteúdo

No marketing de conteúdo, o médico publica muita informação na sua rede social, como tratamentos, protocolos e infinitas possibilidades. Ele pode também ter um blog ou um canal no Youtube.Este tipo de marketing faz com que as pessoas confiem nos seus serviços, pois, através de um bom conteúdo publicado sobre uma patologia, um tratamento, um procedimento, elas podem se identificar com o que foi descrito.

Essa é a estratégia do marketing de conteúdo: publicar conhecimento. Não, necessariamente, você vai vender serviços, mas as pessoas que consomem o seu conteúdo, vão saber que você tem a solução para o problema delas.
O conteúdo pode ser publicado online em sites, blogs, vídeos, e textos. E, também, poderá ser divulgado off-line, como em revistas e livros publicados. Em ambos os casos, os pacientes percebem que você é um médico conhecedor do tema e digno de respeito.

Os benefícios do marketing de conteúdo são muitos, pois, o seu conteúdo pode ter tanta relevância que você se torne uma fonte confiável de informações. Isso é muito bom para os dois lados: para você, médico, pois elevará sua reputação e posicionamento e também para o consumidor, que receberá as informações que precisa, de maneira confiável.

 

Marketing Pessoal

O marketing pessoal é muito importante na carreira do médico e está alinhado, geralmente, a como e aonde você irá aparecer.
Vai desde escrever um livro com uma linguagem para entendimento do público (e não para outros médicos), dar entrevistas em rádios, aparecer em programas de TV, e outros meios de mídia que faça a imagem se destacar.
Então, o teu nome de médico se fortalece com essas aparições, e as pessoas começam a te procurar. Desta maneira, esses elementos ajudam a compor a autoridade do médico.

 

Marketing de Relacionamento

O de relacionamento é o marketing que ajuda a fidelizar os pacientes que você já atende. Existem algumas maneiras bacanas de fazer isso, seja enviando mensagens via WhatsApp ou e-mail com dicas de saúde. Você pode ainda, solicitar à sua secretária que faça follow-up mensalmente para que vocês consigam resgatar pacientes. Ou seja, contate-os para fazer um acompanhamento pós consulta. Isso fideliza o paciente, pois ele se sente valorizado. Para que isso seja possível, crie uma lista de pacientes atendidos.

É possível que muitas pessoas tenham inserido seus endereços de e-mail no seu site com o interesse de receber dicas médicas, em algum momento. O banco de endereços de e-mails que se forma a partir daí, junto aos e-mails dos seus pacientes atendidos, formam uma boa base de relacionamento com as pessoas que moram na sua cidade.

Ao enviar-lhes conteúdos relacionados aos seus serviços, com o tempo, alguma dessas pessoas irá lhe procurar. O elo criado entre o paciente e o médico começa na confiança, onde primeiro ele vai confiar para depois procurar o profissional.
O grande diferencial do relacionamento entre médico e paciente é quando ele não acaba no consultório e doar conhecimento é sempre uma boa ideia, seja para construção de autoridade ou relacionamento.

 

Marketing Direto

Ao contrário do que muitos pensam, marketing direto é o que traz, mais rapidamente, pacientes para o consultório.
Diferente dos demais, este é totalmente voltado para obter uma resposta concreta.
Vamos entender melhor: escolha um tratamento ou serviço específico que ele realiza e construa uma página mais extensa, com bastante conteúdo voltado para aquele assunto, as técnicas disponíveis, o tempo recuperação etc. Ela é chamada de página de vendas e ao final desta página, o paciente é induzido a tomar uma ação, por isso chamamos de marketing direto.

A pessoa normalmente, deixará seu e-mail ou WhatsApp, onde sua secretária fará contato posterior, ou terá um campo para que o próprio paciente realize seu agendamento. Ou seja, ele é totalmente voltado para obter uma resposta rápida.
Destacando-se dos demais, este marketing é uma estratégia focada e voltada à venda e é o único onde eu consigo mensurar os resultados em números. De que maneira? No marketing direto, é possível saber o número de consultas agendadas a partir daquela página e o retorno, até mesmo, monetário.

É o resultado mais prático, pois há investimento, mas também há retorno rápido. Portanto, esta modalidade é indicada para as pessoas com um perfil mais agressivo de abordagem.

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